Quadribol

O quadribol é o esporte mais admirado dos bruxos, não importando onde estão, eles sempre arrumam um tempo (e espaço) para praticar seu esporte favorito.
Misto de futebol, com futebol americano e rugby (um esporte inglês semelhante ao futebol americano) o Quadribol tem sua origem remota, quando ainda os bruxos estavam querendo descobrir uma maneira de voar sem auxílio de artefatos ou sem se transfomar num bicho voador como patos ou morcegos - afinal uma vez que se transformam num bicho assim seu cérebro também se transforma e convenhamos, um pato não é uma das criaturas mais inteligentes do planeta...

Segundo os livros e relatos de bruxos, o Quadribol surgiu no século XI, nos brejos de Queerditch, quando a bruxa Trude Keddle anotava em seu diário as estripulias de alguns bruxos que jogavam uma partida esquisita nos brejos onde ela morava.

O jogo foi sendo refinado com o passar do tempo, trazendo novas regras, precauções contra trouxas e mudanças no campo e nas goles ( as bolas usadas na partida ).

Como conhecemos hoje o Quadribol é jogado num campo ovóide de 152 metros de comprimento e 55 metros de largura com um círculo central onde o juiz libera as goles ( as bolas do jogo) e nas extremidades ficam os gols.
Com 7 jogadores de cada lado o jogo se inicia comos tmes em bosca de gols, usando as "goles" para marcar pontos, enquanto isso os "balaços" (outro tipo de bola em jogo) fica sendo atirado nos jogadores adversários para evitar que eles marquem gols e que consigam defender sua área.

Uma terceira bola, o "Pomo de Ouro" é a bola mais importante do jogo, sendo veloz e pequenina, é muito dificil de se pegar, mas uma vez capturada o jogo termina.

Nos times, além do goleiro, existem os batedores, os artilheiros e o apanhador que lutam por tempo indeterminado (ou quando o Pomo é capturado) pela vitória de seu time. Alguns jogos duraram dias até pois era difícil conseguir pegar aquela bolinha rápida e sorrateira.

E uma surpresa, no Brasil existe um time de Quadribol, que já chegaram até as quartas de final num dos campeonatos mundiais!

Se quiser ler mais sobre este esporte, leia Quadribol Através dos Séculos de Kennilworthy Whisp, um expert no assunto.

A seguir, está um resumo do que é Quadribol:
O Quadribol (Quidditch) é um esporte exclusivo dos bruxos. Todos os participantes usam vassouras para se locomover dentro do estádio que é dividido em duas partes, cada uma contendo três aros com cerca de quinze metros de altura onde são feitos os gols.

Esse esporte também utiliza 3 tipos diferentes de bolas, cada uma com sua função:

1 Goles - Esta é a bola usada pelos artilheiros para fazer os gols. É vermelha e tem o tamanho aproximado de uma bola de futebol.Cada vez que ela atravessa o aro, o time responsável pelo gol ganha 10 pontos.
2 Balaços - Bolas pretas usadas pelos batedores de ambos os times para ficarem rebatendo entre si, usando um taco semelhante ao de beisebol para atingir o artilheiro do adversário afim de impedir que o mesmo faça um gol ou atingir o goleiro, prejudicando a defesa do outro time.
1 Pomo de Ouro - Uma bola pequena que cabe na palma da mão, feita de ouro polido e com asas de prata. Ela voa por vontade própria, é muito rápida e quase imperceptível. Se o apanhador conseguir agarrá-la, o jogo termina e seu time ganha 150 pontos (que praticamente define o vencedor).


Os Times de Quadribol da Grã-Bretanha e Irlanda
Canhões de Chudley
Orgulho de Portree
Catapultas de Caerphilly
Pegas de Montrose
Falcões de Falmouth
Tornados de Tutshill
Flechas de Appeby
União de Puddlemere
Francelhos de Kenmare
Vagabundos de Wingtown
Harpias de Holyhead
Vespas de Wimbourne
Morcegos de Ballycastle

0 comentários:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

©2007 '' Por Elke di Barros